florianopolis@sindicargas.com.br

A sindicargas

Um pouco sobre
nós

O SINDICARGAS SC – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Florianópolis, foi fundado em 07/12/1988

Foi fundado inicialmente com o nome de suas próprias iniciais – SETCARF – nome que nunca teve sua pronuncia bem entendida, fazendo com que fosse comum o recebimento de correspondências endereçadas ao 7 Karf.

Foi então que o jornalista Oscar Lobo, que iniciou atividades no sindicato como Diretor Executivo no ano 2000, decidiu pela troca do nome para SINDICARGAS

O primeiro presidente do sindicato (de 07/12/1988 a 07/12/1991) foi também o primeiro presidente da FETRANCESC – Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina, o transportador Jorge Marques Trilha.

Na época a sede provisória da FETRANCESC era anexa ao sindicato.  Jorge Trilha conseguiu verbas para a construção da sede da federação, mas não tinha um terreno.  Foi então que, com a aprovação das duas Diretorias, ele mesmo, que era presidente das duas entidades, transferiu o terreno do sindicato para a federação que, assim, finalmente, conseguiu sua sede própria...   mas isso é história a ser contada pela federação...

Mas, se formos contar a importância do SINDICARGAS para os transportadores catarinenses, teremos que incluir também a TRANSPOCRED – Cooperativa de Crédito dos Transportadores, que teve suas instalações (anexas à sede da Federação) custeadas pelo SINDICARGAS sob contrato de empréstimo que, na época, teve a garantia de pagamento pela FETRANCESC (quando o presidente da federação era Pedro José de Oliveira Lopes), mas isso seria uma história, digamos, sem fim...

Mesmo assim, o SINDICARGAS contou com a parceria das empresas da região de Florianópolis que, reconhecendo o trabalho e a importância do sindicato, contribuíram de forma que, em 11/07/2005, o sindicato conseguiu adquirir sua sede própria no seu atual endereço.

O presidente do sindicato, na época, era o transportador Oscar Giaretta e o diretor executivo Oscar Lobo

Depois da aquisição do imóvel veio a fase da reforma que teve significativa importância para que o prédio deixasse de ser uma simples casa residencial para se tornar, realmente, numa entidade sindical, inclusive com seu próprio auditório.  A reforma foi concluída em meados de 2009, período em que o presidente era o transportador Júlio César Hess e o diretor executivo Oscar Lobo.

Atualmente, a sede do sindicargas, além de auditório, conta também com instalações em que são feitos os registros de RNTRC da ANTT, prestando importantes serviços a todos os transportadores da região.