florianopolis@sindicargas.com.br

Jorge Magalhães de Oliveira

Presidente sindicargas

Bom dia!

Recebemos proposta do SINTRACARGAS (sindicato laboral dos Motoristas e Pessoal Administrativo), solicitando reabertura de negociações com vistas à Convenção Coletiva 2020/2021.

Apesar de já existir acordo para que os valores pagos até 30 de abril sejam mantidos inalterados até 31 de dezembro do corrente ano, a intenção manifestada pelo sindicato laboral é no sentido de que sejam iniciadas discussões e negociações sobre todas as cláusulas da CCT que deverá passar a valer a partir de 1°/01/2021.

Sabemos todos, por experiências anteriores, que negociações com o SINTRACARGAS têm sido sempre muito complicadas e, às vezes, pouco amistosas, geralmente acabando em dissídio na Justiça como ocorre desde 2016.

A pandemia do COVID19 nos ensina lições, entre elas a de que todos nós – Sindicatos e Empresas – precisamos nos “reinventar” e mudar muita coisa em nossas práticas administrativas.

O que de melhor aprendi na minha formação em Administração de Empresas e nas experiências gerenciando inclusive uma conhecida multinacional, foi que devemos estar sempre prontos para enfrentar mudanças em tempos de dificuldades.

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.  Essa frase, de autor desconhecido (que alguns erroneamente atribuem ao físico Albert Einstein - https://www.pensador.com/frase/NjY1NDYw/) é hoje tão popular quanto verdadeira.

Assim, diante dessa realidade, a Diretoria do Sindicargas decidiu por mudanças administrativas no nosso sindicato, que se fazem urgentes, conforme passamos a expor.

MUDANÇAS ADMINISTRATIVAS

Em razão da nova visão da atual administração do SINDICARGAS e diante da urgência em se adotarem novos processos de gestão que resultem em benefícios para toda a categoria econômica, a Diretoria decidiu pelas seguintes medidas:

Confiar ao Presidente Executivo, Oscar Lobo, a incumbência de gestão e coordenação de todas as etapas das negociações de Convenções Coletivas (inclusive no Ministério Público e Justiça, se necessário), por considerar seu conhecimento e experiência adquirida em negociações desde o ano 2000 quando iniciou no SINDICARGAS como Diretor Executivo, levando em conta todas negociações bem sucedidas anteriores a 2015 foram por ele conduzidas do início até a conclusão.

Ou seja, nunca houve negociação frustrada no período em que o Sr. Oscar foi o negociador do SINDICARGAS, já que todas as fases das negociações foram e continuarão sendo levadas ao conhecimento da diretoria e em assembleia aprovada ou alterada conforme os interesses da categoria econômica e orientações jurídicas, ou seja, o relevante serviço do Presidente Executivo se dá pela sua mediação dos interesses entre o SINDICARGAS e demais agentes de mercado sempre visando o bem maior de todos.

A Diretoria considera os planos e estratégias apresentados pelo Sr. Oscar como importantes diante do momento que vivenciamos e uma visão que tem respaldo nos principais diferenciais de economistas e administradores da atualidade que defendem profundas mudanças na gestão de conflitos e novas técnicas em  negociações principalmente no setor cooperativista e sindical.

Assim, pelo acima expostos informamos que todas as negociações de CCTs ficam a cargo do Sr. Oscar Lobo e para sua conclusão todo o processo será validado pela Diretoria e após levado a assembleia para discussões finais com vista a sua aprovação em cumprimento as normas estatutárias.

Por finalmente, nenhum termo de acordo ou CCT será firmado sem que haja participação do Assessor Jurídico - Dr. Paulo Cezar da Silva - para assim evitar insegurança e cumprimento de todos os aspectos legais e estatutários.

Conte sempre conosco. Precisamos da sua ajuda para fazer o melhor para todos.

Cordialmente.

Jorge Magalhães de Oliveira